top of page

SAIBA MAIS SOBRE O MEU TRABALHO

ARTES VISUAIS E CINEMA SOLO

Durante a universidade, ao realizar a prática cinematográfica pude perceber que os frames fílmicos isoladamente, eram imagens dotadas de sentido próprio. Mesmo estáticas elas carregavam suas próprias histórias mínimas. No cinema o encadeamentos delas através da montagem geram movimento, ritmo, e a narrativa cinematográfica se estabelece. Porque não me utilizar destas mesmas imagens estáticas para narrar outras histórias possíveis?!  

       Logo, em minha pesquisa e produção de colagens analógicas busco justamente resignificar estas imagens, retirando-as dos contextos em que estavam para contar outras histórias. Me aproprio de imagens de recortes de revistas, jornais, livros antigos, fotos de arquivo e fotografias pessoais, e a partir destas figuras anacrônicas, experimento novas possibilidades. Um estudo sobre proporções e combinações de formas e símbolos, sobrepostos em camadas, em que os personagens e o contexto em que estão inseridos são narrativas isoladas, num universo imagético possível, que vou combinando arbitrariamente e criando novas possibilidades estéticas. 

Dentro da minha pesquisa com colagens, destaco a figura da fotografa e artista alemã Grete Stern, que depois veio a residir em Buenos Aires. Grete conseguia através de suas foto-montagens realizar fortes críticas à sociedade patriarcal da década de 40, na argentina, disfarçadas de colagens esteticamente agradáveis numa revista feminina de futilidades. O que me interessa muito no trabalho de Grete é justamente o resultado estético e socio-político entremeados, impossíveis de dissociar.        

            Além da colagem analógica procuro desenvolver experimentações em costura e bordado, sobre tecido e outras superfícies, para resgatar esta prática doméstica que cabia quase que exclusivamente às mulheres desde o início da civilização. A ação de bordar/costurar, desenvolvidas pelas comunidades femininas em rodas de conversa e trocas de experiências. O bordado como resgate de um tempo mais orgânico e distendido, oposto ao tempo das novas tecnologias, e virtualidades. Um fazer doméstico que é também fazer artístico, já que por muitos séculos era o único suporte permitido às mulheres para se expressarem no mundo.  

            E por último destaco o desenvolvimento e realização de vídeos experimentais e performáticos. Um retorno à minha formação acadêmica, mas desta vez voltada para minha pesquisa nas artes visuais, tendo por premissa o domínio total da criação e da produção do vídeo. Uma espécie de experimentação de um “cinema de uma pessoa só“, parte-se de um roteiro em que o único personagem é o próprio autor. 

BUQUÊ MARGINAL

Florianópolis/Porto Alegre, Ano 2019

O Buquê marginal é um projeto que reúne duas mulheres-mato, Bruna G. e Edinara P. que encontraram um caminho muito próximo na vida e no criar. As duas se debruçam sobre o feminino e neste projeto questionam a beleza e a liberdade da mulher, tendo o corpo e o espaço como inspiração, elas utilizam o mato que brota na rua e é podado pelas mãos da sociedade como forma de protesto, e o corpo como ocupação, trazendo uma nova leitura sobre a beleza.
Este projeto foi contemplado pelo Edital de Exposições da Fundação Cultural Badesc em 2020, na categoria Primeira Exposição no Espaço Paulo Gaiad.

retratos_de_nós_duas.jpg

TRATADO DE PAZ

Santiago, Ano 2013

Video experimental em PB, realizado no período em que morei em Santiago do Chile no ano de 2013, explorando a possibilidade de fazer cinema de uma pessoa só. Ao clicar na imagem você pode ver o vídeo completo.

Captura_de_Tela_2019-04-12_às_16.14.59.p

SONHO DA CASA PRÓPRIA

Florianópolis, Ano 2019

Coleção de Moradas de Pássaros sobre pilhas de tijolos de construção. Somos seres que habitam, habitamos um útero, um ovo, um ninho, construímos morada para pertencermos à um lugar, à um grupo, à uma nação, à um universo. Um ninho de pássaro, por mais simplório que seja, é um universo inteiro para seu morador, fiapo por fiapo o pássaro constrói seu refúgio, o homem edifica sua casa, eles encontram nesse lugar a completude de pertencimento, um sentimento ancestral de não estar mais tão desprotegidos e sozinhos no mundo. O ninho, a toca, a casa é o nosso próprio coração.

sonho da casa p 3.JPG

FLORES FÊMEAS

Florianópolis,  Ano 2016

As traças fizeram seus caminhos num livro de ilustrações antigo que depois cruzaram o meu caminho; e fui juntando ponto a ponto, com fios de luz e clareza minha ode à um corpo feminino e político. Uma série de colagens analógicas, realizadas em papel especial, com técnica mista de colagem, pintura e bordado com temática feminista.

leite

PLONGÉE

Santiago do Chile, Ano 2014

Vídeo conceito realizado para a estilista Sabrina Granucci. O vídeo de nome Plngée, apresenta uma coleção-cápsula de lenços de seda estampados com fotos aéreas feitas por pombos-correio do Chile. Ano 2014. Se clicar na imagem pode ver o vídeo completo.


Captura_de_Tela_2019-04-12_às_16.52.38.p

O BALLET DAS COISAS

Florianópolis, Ano 2010

Curta-Metragem em vídeo realizado como trabalho de conclusão de curso de Cinema e Vídeo. Se clicar na imagem pode ver o video completo.

Manequim no Telhado pela primeira vez .J

LAMENTO DOS CASCOS

Mogi-Mirim, Ano 2012

Video-experimento realizado para o Projeto Music on The Road, a partir do trecho de "Sinfonia Pastoral" de Beethoven. Ano 2012, Mogi-Mirim SP.  Ao clicar na imagem você poderá ver o vídeo completo.

Captura_de_Tela_2019-04-12_às_16.40.36.p
Portfólio: Projetos
bottom of page